EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

FAB realiza Evacuação Aeromédica de tripulante turco

Resgate foi realizado em embarcação distante 140 milhas náuticas de Recife por meio da aeronave H-36 Caracal
Publicada em: 25/01/2024 20:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Kelly
Edição: Agência Força Aérea

Na tarde desta quarta-feira (24/01), a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Salvaero - Recife, foi acionada para realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante turco, com suspeita de infarto do miocárdio, embarcado em um navio de bandeira das Ilhas Marshall. A embarcação estava a 140 milhas náuticas a leste de Recife (PE). 

Para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão. Conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores.

O H-36 Caracal decolou de Natal (RN) com direção a Recife e, posteriormente, seguiu ao encontro da embarcação, alcançando-a depois de cerca de 50 minutos de voo. A Evacuação Aeromédica foi concluída às 18h13 (horário local). O paciente, em condição estável, foi entregue aos cuidados de uma equipe médica, no Aeroporto Internacional do Recife, sendo deslocado de ambulância ao Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

"Esse tipo de acionamento é executado pelas tripulações de Alerta SAR do Esquadrão, que se revezam para manter a prontidão e ter condições de decolar a qualquer hora do dia ou da noite, durante todo o ano. O 1º/8º GAV é a única unidade operacional de helicóptero das Forças Armadas, na região Nordeste, e por isso, conseguiu cumprir a missão a tempo. A nossa preparação de pilotos, equipe aeromédica, operador de guincho e homens de resgate é realizada visando atender os diferentes tipos de resgate, seja na terra ou no mar", ressaltou o Comandante do 1º/8º GAV, Tenente-Coronel Marcelo de Almeida Candido da Silva.

Assista ao vídeo do resgate aqui.

Fotos: 1º/8º GAV